Transporte

Com mais de 20 anos de existência, o ramo reúne cooperativas destinadas a organizar a prestação de serviços de transporte de cargas ou passageiros, cujos cooperados são donos ou têm permissão para uso do veículo. Seja ao pegar um táxi ou ônibus, na hora de contratar um serviço de entrega ou na procura de quem faça o transporte escolar: há sempre uma cooperativa de transporte atuando e oferecendo um serviço de referência. Elas nasceram como um caminho para a organização, profissionalização e liberdade dos pequenos e médios transportadores. Atualmente, o ramo também engloba cooperativas que se dedicam ao transporte turístico, oferecendo os serviços de transfers e passeios de bugue, por exemplo.

A representatividade e a relevância do setor também podem ser vistas nos números:

em 2021, o cooperativismo de transporte somou 982 cooperativas e mais de 99 mil cooperados, um aumento de 10% em relação ao ano anterior! O Ramo gerou 5,8 mil empregos diretos nesse mesmo período contribuindo diretamente para o desenvolvimento de todo o país, levando qualidade de vida para milhares de pessoas.

Cooperativas Cooperados Empregados 0 0 0 2021 2021 2021 0 0 0 2020 2020 2020 0 0 0 2019 2019 2019
Cooperativas 0 2021 0 2020 0 2019 Cooperados 0 2021 0 2020 0 2019 Empregados 0 2021 0 2020 0 2019

Panorama do Cooperativismo de Transporte no Brasil

AM AC RO MT RR AP PA MS RS SC PR SP GO DF MG TO MA PI BA PE CE SE AL PB RN ES RJ
Amazonas NORTE
Cooperativas Cooperados Empregados 23 716 116 2020 2021

Panorama do Cooperativismo de Consumo no Brasil

Norte

Nordeste

Centro-Oeste

Sudeste

sul

Paraná

Cooperativas

34

Cooperados

3.814

Empregados

169

Santa Catarina

Cooperativas

41

Cooperados

6.356

Empregados

550

Rio Grande do Sul

Cooperativas

73

Cooperados

12.801

Empregados

369

São Paulo

Cooperativas

71

Cooperados

8.334

Empregados

946

Espírito Santo

Cooperativas

24

Cooperados

5.634

Empregados

203

Rio de Janeiro

Cooperativas

114

Cooperados

4.150

Empregados

149

Minas Gerais

Cooperativas

164

Cooperados

31.664

Empregados

1.954

Goiás

Cooperativas

52

Cooperados

4.478

Empregados

184

Mato Grosso

Cooperativas

27

Cooperados

1.174

Empregados

69

Mato Grosso do Sul

Cooperativas

15

Cooperados

917

Empregados

93

Distrito Federal

Cooperativas

3

Cooperados

162

Empregados

10

Acre

Cooperativas

10

Cooperados

443

Empregados

10

Amapá

Cooperativas

21

Cooperados

1.116

Empregados

63

Amazonas

Cooperativas

23

Cooperados

716

Empregados

116

Pará

Cooperativas

89

Cooperados

2.082

Empregados

104

Rondônia

Cooperativas

7

Cooperados

627

Empregados

86

Roraima

Cooperativas

20

Cooperados

665

Empregados

22

Tocantins

Cooperativas

4

Cooperados

571

Empregados

5

Alagoas

Cooperativas

12

Cooperados

489

Empregados

31

Bahia

Cooperativas

33

Cooperados

3.758

Empregados

191

Ceará

Cooperativas

25

Cooperados

1.600

Empregados

66

Maranhão

Cooperativas

26

Cooperados

954

Empregados

45

Paraíba

Cooperativas

7

Cooperados

224

Empregados

7

Pernambuco

Cooperativas

42

Cooperados

3.085

Empregados

106

Piauí

Cooperativas

12

Cooperados

805

Empregados

26

Rio Grande do Norte

Cooperativas

16

Cooperados

1.476

Empregados

138

Sergipe

Cooperativas

17

Cooperados

1.184

Empregados

88

Segmentação do Ramo Transporte

O cooperativismo de transporte tem demonstrado ser uma das principais e mais eficazes alternativas para organização do transportador autônomo, dando melhores condições de oferta de trabalho, remuneração e valorização da atividade, pois neste modelo ele é o dono do próprio negócio. Além disso, o ramo é conhecido também por sua diversidade, englobando os segmentos de: bens de fornecimento, transporte rodoviário de carga,

transporte aéreo de cargas, transporte náutico de cargas, transporte coletivo de passageiros e o transporte individual de passageiros. Neste contexto, cabe destacar que o transporte rodoviário de cargas representa 45% das atividades do ramo, somando 444 cooperativas. Por sua vez, as cooperativas que realizam o transporte coletivo e individual de passageiros também têm relevância, participando com 38% e 15% do setor, respectivamente.

O cooperativismo de transporte tem demonstrado ser uma das principais e mais eficazes alternativas para organização do transportador autônomo, dando melhores condições de oferta de trabalho, remuneração e valorização da atividade, pois neste modelo ele é o dono do próprio negócio. Além disso, o ramo é conhecido também por sua diversidade, englobando os segmentos de: bens de fornecimento, transporte rodoviário de carga, transporte aéreo de cargas, transporte náutico de cargas, transporte coletivo de passageiros e o transporte individual de passageiros. Neste contexto, cabe destacar que o transporte rodoviário de cargas representa 45% das atividades do ramo, somando 445 cooperativas. Por sua vez, as cooperativas que realizam o transporte coletivo e individual de passageiros também têm relevância, participando com 38% e 15% do setor, respectivamente.

45,2% Transporte rodoviário de cargas 38,9% Transporte coletivo de passageiros 15,1% Transporte individual de passageiros 0,7% Transporte náutico de cargas 0,1% Transporte aéreo de cargas Distribuição das cooperativas nos segmentos
Distribuição das cooperativas nos segmentos Transporte rodoviário de cargas 45,2% Transporte coletivo de passageiros 38,9% Transporte individual de passageiros 15,1% Transporte náutico de cargas 0,7% Transporte aéreo de cargas 0,1%

Indicadores Financeiros

Apesar do impacto da Covid-19 nos últimos dois anos, o setor de transporte foi fundamental para o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), em 2021 o setor apresentou crescimento de 11,4%. Além disso, nesse mesmo período foram criados 79.796 postos formais de trabalho. E o cooperativismo de transporte é peça fundamental nesse cenário! Os números de nossas cooperativas reforçam o potencial do ramo para aumentar o tamanho das frotas, levando transporte de qualidade para as cidades brasileiras. Seja táxi, moto, van, ônibus ou caminhão, o cooperativismo de transporte oferece condições para que seus cooperados exerçam sua profissão com mais competitividade e oportunidades.

Os indicadores financeiros do cooperativismo de transporte são mais uma evidência de seu impacto na sociedade:​

em 2021, as cooperativas do ramo somaram R$ 1,5 bilhões em ativos, um aumento de 32% em relação a 2020! Os ingressos foram de R$ 6,5 BILHÕES: valor 29% maior que no ano anterior.​

Indicadores Financeiros do Cooperativismo de Transporte

ATIVO TOTAL CAPITAL SOCIAL SOBRAS DO EXERCÍCIO INGRESSOS R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 2019 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 2020 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 2021
R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 ATIVO TOTAL CAPITAL SOCIAL SOBRAS DO EXERCÍCIO INGRESSOS 2021 2020 2019

Todos esses números refletem o trabalho das cooperativas de transporte, que volta para a sociedade como mais desenvolvimento e qualidade de vida:

Em 2021, elas recolheram

R$ 613 milhões

aos cofres públicos!

Isso sem contar com os mais de

R$ 225 milhões

investidos em salários e benefícios aos seus funcionários.

Proporção de tributos e despesas com pessoal - Ramo Transporte

Tributos sobre vendas e serviços 73% 27% Despesas com pessoal
73% 27% Tributos sobre vendas e serviços Despesas com pessoal

MAIS DE R$ 839 MILHÕES EM TRIBUTOS E DESPESAS COM PESSOAL.

Intercooperação é Negócio

A intercooperação, sexto princípio do cooperativismo, é uma estratégia de negócios onde mais pessoas cooperam e ganham. Por meio de parcerias e negociações, duas ou mais cooperativas, do mesmo ramo ou de ramos diferentes, podem firmar acordos de transações comerciais, de prestação de serviços, de cooperação técnica ou financeira. E em meio a atual crise sanitária provocada pela pandemia, a intercooperação fortalece ainda mais as cooperativas, que saem cada vez mais fortes e competitivas diante das adversidades apresentadas.

Em 2021:

24% das
cooperativas transporte

fizeram negócios com cooperativas de Crédito​

8% das
cooperativas transporte

adquiriram produtos ou serviços de cooperativas de Trabalho​

5% das
cooperativas transporte

adquiriram produtos de cooperativas Agropecuárias

8% das
cooperativas transporte

utilizaram planos de saúde de cooperativas de Saúde​

Dados Complementares

Cada dia mais, transportadores de todo o país têm descoberto as vantagens do modelo cooperativista: a oportunidade para quem deseja unir um bom negócio, pautado na interação com a sociedade e na preocupação com a sustentabilidade.

Atualmente, a frota das cooperativas de transporte de cargas soma aproximadamente 35 mil veículos. Os implementos rodoviários (semi-reboque) representam 32,5% da frota, ao passo que os caminhões tratores ocupam a parcela de 24,6, seguido dos caminhões simples que representam 23,7%%.

Semi reboque Caminhão Caminhonete Outros veículos 15.278 17.548 797 908 2021 2021 2021 2021 13.884 15.884 602 786 2020 2020 2020 2020 12.432 15.342 512 757 2019 2019 2019 2019 COMPOSIÇÃO DA FROTA POR TIPO DE VEÍCULO IDADE DA FROTA DE VEÍCULOS Fonte: Sitcarga 6.232 Até 5 anos 5.921 De 6 a 10 anos 8.570 De 11 a 15 anos 4.749 De 16 a 20 anos 9.059 Mais de 21 anos
15.278 797 17.548 6.232 908 13.884 602 15.884 5.921 4.749 786 12.432 512 15.342 8.570 9.059 757 COMPOSIÇÃO DA FROTA POR TIPO DE VEÍCULO IDADE DA FROTA DE VEÍCULOS 2019 2019 2019 2019 2020 2020 2020 2020 2021 2021 2021 2021 Semi reboque Caminhonete Caminhão Caminhão Até 5 anos De 6 a 10 anos De 11 a 15 anos De 16 a 20 anos Mais de 21 anos Fonte: Sitcarga

Desafios e Oportunidades

Vivenciamos um momento ímpar da história mundial. A pandemia nos mostrou, acima de tudo, o alcance da cooperação como mola propulsora do desenvolvimento. Quem pega táxi ou ônibus, contrata serviço de entregas ou ainda procura transporte escolar para crianças, sempre pode contar com uma cooperativa de transporte de passageiros ou cargas.

​ Nesse contexto, o cooperativismo de transporte passa por importantes transformações, provocadas pelos avanços tecnológicos, a digitalização e a consequente necessidade dos negócios se reinventarem. As relevantes mudanças nos hábitos de consumo da sociedade e na relação entre consumidores e organizações já são realidade.

Para o segmento de transporte de cargas, todo o cenário de isolamento social provocado pela pandemia apresentou oportunidades de crescimento, que foram aproveitadas rapidamente pelas cooperativas. Elas passaram a ter forte presença no delivery, atuando, inclusive, em parceria com grandes plataformas de e-commerce. Como o tempo de entrega e o custo do frete são fatores críticos que estão diretamente relacionados à decisão de compra dos consumidores, as cooperativas vêm firmando parcerias estratégicas para operacionalizar esses serviços com qualidade e eficiência.

No cenário de elevações sucessivas do principal insumo do transporte, o combustível, o desafio das cooperativas de se manterem competitivas nos diversos mercados em que atuam é ainda maior. Para o segmento de passageiros, os desafios também são grandes. O setor busca desenvolver estratégias para manter fidelizados os clientes afugentados pelo medo da contaminação, além de obter parcerias para o redesenho de seus modelos de negócios.

Os desafios que vieram junto da pandemia trouxeram para o cooperativismo de transporte importantes reflexões e aprendizados. A aceleração do processo de digitalização, por exemplo, deixou ainda mais evidente a necessidade dos negócios se reinventarem e estarem cada vez mais atentos a tendências e a mudanças nos hábitos de consumo e na relação entre consumidores e organizações.

Em uma perspectiva futura, a mobilidade será, predominantemente, porta a porta e sob demanda. Isso sem contar no crescimento dos serviços de economia compartilhada. A tendência é que os consumidores busquem, cada vez mais, formas alternativas de locomoção, mais baratas, flexíveis e sustentáveis. As fronteiras entre transporte privado, compartilhado e público também tendem a ser cada vez menores. É certo que o futuro reserva muitos outros desafios, mas nossas cooperativas seguirão trabalhando em melhorias contínuas para estarem aptas e preparadas para lidar com qualquer mudança que possa surgir.

Um olhar atento ao Transporte

Celebramos os 20 anos do Ramo Transporte com uma edição especial do Panorama Coop sobre o setor! Nesta edição, trazemos mais dados que destacam a importância do Ramo para o desenvolvimento do Brasil, além das conquistas e dos desafios. Também apresentamos as medidas planejadas para estabilizar os preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha. Veja com o coop já é protagonista nesse cenário e como essas mudanças poderão impactar o nosso modelo de negócios! Boa leitura!