CONSUMO
Vanguardista, o Ramo Consumo deu origem ao movimento cooperativista na Inglaterra, em 1844. Ele reúne
tradicionalmente as cooperativas destinadas à compra em comum de produtos e/ou serviços para seus
cooperados como, por exemplo, os supermercados e as farmácias cooperativas. O propósito do ramo é um só:
somar o poder de compra de todos, reduzindo custos e oferecendo melhor atendimento aos cooperados. Também
fazem parte cooperativas formadas por pais para a contratação de serviços educacionais e aquelas de
consumo de serviços turísticos.
Em 2022, um diferencial que também pode ser visto nos números:
235
2,1
milhões
14,5
mil
Cooperativas
DE
CooperaDOS
Empregos
diretos
2022
0
2021
0
2020
0
2019
0
2022
0
2021
0
2020
0
2019
0
2022
0
2021
0
2020
0
2019
0
Com a missão de garantir abastecimento aos seus cooperados por meio das compras em comum, o cooperativismo de
consumo tem como objetivo fomentar preços mais acessíveis e possibilitar melhores condições para os
cooperados. As cooperativas do ramo também são conhecidas por sua pluralidade, sendo separadas em dois grupos
e nove segmentos: serviços educacionais, veiculares e turísticos; e produtos alimentícios, vestuário e beleza,
supermercados, farmácias, postos de combustíveis e equipamentos. Vale ressaltar a participação dos serviços
educacionais, que representam 32% do total de cooperativas do ramo, seguido pelas cooperativas de
supermercados, que detém a parcela de 24%.
Serviços Educacionais 32 Supermercados 24 Produtos Alimentícios 20 Farmácias 17 Produtos e Equipamentos 16 Vestuário e beleza 14 Serviços Veiculares 6 Postos de Combustível 2 Serviços Turísticos 2
As cooperativas de consumo, em sua atuação, realizaram compras em conjunto para conseguir condições
diferenciadas, possibilitando o suprimento de produtos de qualidade com menor preço, melhor atendimento e
segurança. Elas se posicionam como verdadeiras balizadoras de preços no mercado desde a origem do movimento
cooperativista. Seguem desempenhando o seu papel de servir aos cooperados – em seu caráter de consumidores, em
condições convenientes quanto a preço, qualidade, oportunidade e melhores condições de compra.
Em 2022, os indicadores financeiros do cooperativismo
3,4
bilhões
Em ativos
10%
de aumento
6,3
bilhões
Em ingressos
Em 2022, os resultados alcançados pelas cooperativas de consumo também podem ser vistos em mais
desenvolvimento e qualidade de vida para sociedade:
R$
643,8
milhões
Foram recolhidos dos cofres públicos em 2022
R$
643,8
milhões
investidos em salários e benefícios aos seus funcionários
Tributos sobre vendas e serviços
0
Despesas com pessoal
0
Mais de
R$
1,3
bilhões
em tributos e despesas com pessoal
Intercooperar não é só um princípio do cooperativismo, é também uma forma inteligente e eficiente de fazer
negócios com foco em mais cooperação e menos competição. Essa estratégia de mercado ocorre por meio de
parcerias e negociações entre duas ou mais cooperativas, do mesmo ramo ou de ramos diferentes, que firmam
acordos comerciais, de prestação de serviços, de cooperação técnica ou financeira. Assim essas ações conjuntas
de cooperação e intercooperação podem ser o ponto de virada para gerar prosperidade e resultado,
principalmente em momentos de adversidades.
40
%
Das cooperativas De consumo
fizeram negócios com
cooperativas de crédito
7
%
Das cooperativas De consumo
adquiriram produtos ou serviços de
cooperativas de trabalho
5
%
Das cooperativas De consumo
utilizaram serviços de
cooperativas de Transporte
14
%
Das cooperativas De consumo
utilizaram planos de saúde de
cooperativas de saúde
40
%
Das cooperativas De consumo fizeram negócios com cooperativas de crédito
7
%
Das cooperativas De consumo adquiriram produtos de cooperativas de trabalho
5
%
Das cooperativas De consumo utilizaram serviços de cooperativas de Transporte
14
%
Das cooperativas De consumo utilizaram planos de saúde de cooperativas de saúde
Outros números confirmam a relevância do cooperativismo de consumo, inclusive em estudos que retratam o
mercado e a percepção dos consumidores. É o caso, por exemplo, da pesquisa da CVA Varejo Drogarias, que
apresentou as farmácias preferidas da população. O levantamento mostra que a Drogaria Coop ocupa o primeiro
lugar no ranking de Valor Percebido, pela forma como se relaciona com o cliente/cooperado durante o
atendimento, com agilidade e conveniência, além da variedade de produtos ofertados.
E por falar na Coop, ela também foi destaque no quesito “Força da Marca” em Supermercados, em pesquisa
realizada pela CVA Solutions: a cooperativa ficou na 18ª posição, dentre 70 citados!
O cenário atual, reflexo dos últimos acontecimentos mundiais, trouxe perdas significativas para as
cooperativas e também as obrigou a se reinventarem. Fez as que são formadas por pais de alunos transformarem a
oferta da educação; abriu oportunidades para novas cooperativas atuantes em segmentos como proteção veicular e
compras coletivas realizadas por pequenas pessoas físicas e jurídicas; além disso, potencializou coops de
consumo que atuam nos segmentos de atacado e varejo.
Panorama do Cooperativismo de Consumo no Brasil
Segmentação do Ramo Consumo
Distribuição das cooperativas nos segmentos
Indicadores Financeiros
de consumo são mais uma prova da relevância do Ramo para o país:
do exercício
Indicadores Financeiros
do Cooperativismo de Consumo
Proporção de tributos e despesas com pessoal (Ramo Consumo)
Intercooperação é Negócio
EM 2022:
Dados Complementares
Desafios e Oportunidades
No segmento de varejo, o que podia ser entendido como uma tendência passou a ser uma realidade: aumento
expressivo das compras on-line e da utilização de aplicativos (próprios ou independentes). Serviços como o
“clique e retire” e o de entrega em domicílio foram potencializados e consolidados.
E o que esperar para 2023 e os próximos anos?
A retomada da economia vai acarretar uma nova organização do Ramo Consumo: poderemos experienciar novas
cooperativas de turismo, com consumidores ávidos por viagens e pelos conhecimentos que elas trazem;
cooperativas educacionais em ambientes híbridos e focadas em novas abordagens educativas; cooperativas de
seguros regulamentadas e ofertando soluções, a preços acessíveis, a milhões de brasileiros; os supermercados
cooperativos serão cada vez mais digitais, respondendo de forma eficaz aos anseios dos cooperados e mantendo,
ao mesmo tempo, sua essência cooperativa. Um cenário que promete muito ao cooperativismo de consumo
brasileiro, e o Sistema OCB continuará trabalhando junto às cooperativas para a inovação e sustentabilidade
dos negócios e melhor retorno aos cooperados.
R$
BI
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