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CONSUMO

Vanguardista, o Ramo Consumo deu origem ao movimento cooperativista na Inglaterra, em 1844. Ele reúne tradicionalmente as cooperativas destinadas à compra em comum de produtos e/ou serviços para seus cooperados como, por exemplo, os supermercados e as farmácias cooperativas. O propósito do ramo é um só: somar o poder de compra de todos, reduzindo custos e oferecendo melhor atendimento aos cooperados. Também fazem parte cooperativas formadas por pais para a contratação de serviços educacionais e aquelas de consumo de serviços turísticos.

Em 2022, um diferencial que também pode ser visto nos números:

235

2,1 milhões

14,5 mil

Cooperativas

CooperaDOS

Empregos

2022

0

2021

0

2020

0

2019

0

2022

0

2021

0

2020

0

2019

0

2022

0

2021

0

2020

0

2019

0

Panorama do Cooperativismo de Consumo no Brasil

N
CO
NE
SE
S
RR
AP
AC
AM
PA
TO
RO
MT
DF
GO
MS
MG
ES
RJ
SP
PR
SC
RS
MA
PI
BA
CE
PE
RN
PB
AL
SE

Segmentação do Ramo Consumo

Com a missão de garantir abastecimento aos seus cooperados por meio das compras em comum, o cooperativismo de consumo tem como objetivo fomentar preços mais acessíveis e possibilitar melhores condições para os cooperados. As cooperativas do ramo também são conhecidas por sua pluralidade, sendo separadas em dois grupos e nove segmentos: serviços educacionais, veiculares e turísticos; e produtos alimentícios, vestuário e beleza, supermercados, farmácias, postos de combustíveis e equipamentos. Vale ressaltar a participação dos serviços educacionais, que representam 32% do total de cooperativas do ramo, seguido pelas cooperativas de supermercados, que detém a parcela de 24%.

Distribuição das cooperativas nos segmentos

Serviços Educacionais

32

%

Supermercados

24

%

Produtos Alimentícios

20

%

Farmácias

17

%

Produtos e Equipamentos

16

%

Vestuário e beleza

14

%

Serviços Veiculares

6

%

Postos de Combustível

2

%

Serviços Turísticos

2

%

Indicadores Financeiros

As cooperativas de consumo, em sua atuação, realizaram compras em conjunto para conseguir condições diferenciadas, possibilitando o suprimento de produtos de qualidade com menor preço, melhor atendimento e segurança. Elas se posicionam como verdadeiras balizadoras de preços no mercado desde a origem do movimento cooperativista. Seguem desempenhando o seu papel de servir aos cooperados – em seu caráter de consumidores, em condições convenientes quanto a preço, qualidade, oportunidade e melhores condições de compra.

Em 2022, os indicadores financeiros do cooperativismo
de consumo são mais uma prova da relevância do Ramo para o país:

3,4 bilhões

Em ativos

10%

de aumento

6,3 bilhões

Em ingressos
do exercício

Indicadores Financeiros
do Cooperativismo de Consumo

2019
2020
2021
2022
ATIVO TOTAL
R$ BI
R$ BI
R$ BI
R$ BI
CAPITAL SOCIAL
R$ MI
R$ MI
R$ MI
R$ MI
SOBRAS DO EXERCíCIO
R$ MI
R$ MI
R$ MI
R$ MI
INGRESSOS
R$ BI
R$ BI
R$ BI
R$ BI

Em 2022, os resultados alcançados pelas cooperativas de consumo também podem ser vistos em mais desenvolvimento e qualidade de vida para sociedade:

R$ 643,8 milhões

Foram recolhidos dos cofres públicos em 2022

R$ 643,8 milhões

investidos em salários e benefícios aos seus funcionários

Proporção de tributos e despesas com pessoal (Ramo Consumo)

Tributos sobre vendas e serviços

0

%

Despesas com pessoal

0

%
0 %

Mais de R$ 1,3 bilhões em tributos e despesas com pessoal

Intercooperação é Negócio

Intercooperar não é só um princípio do cooperativismo, é também uma forma inteligente e eficiente de fazer negócios com foco em mais cooperação e menos competição. Essa estratégia de mercado ocorre por meio de parcerias e negociações entre duas ou mais cooperativas, do mesmo ramo ou de ramos diferentes, que firmam acordos comerciais, de prestação de serviços, de cooperação técnica ou financeira. Assim essas ações conjuntas de cooperação e intercooperação podem ser o ponto de virada para gerar prosperidade e resultado, principalmente em momentos de adversidades.

EM 2022:

Icone credito cooperativa

40 %

Das cooperativas De consumo

fizeram negócios com

cooperativas de crédito

Icone cooperativa trabalho

7 %

Das cooperativas De consumo

adquiriram produtos ou serviços de

cooperativas de trabalho

Icone cooperativa transporte

5 %

Das cooperativas De consumo

utilizaram serviços de

cooperativas de Transporte

Icone cooperativa saúde

14 %

Das cooperativas De consumo

utilizaram planos de saúde de

cooperativas de saúde

Dados Complementares

Outros números confirmam a relevância do cooperativismo de consumo, inclusive em estudos que retratam o mercado e a percepção dos consumidores. É o caso, por exemplo, da pesquisa da CVA Varejo Drogarias, que apresentou as farmácias preferidas da população. O levantamento mostra que a Drogaria Coop ocupa o primeiro lugar no ranking de Valor Percebido, pela forma como se relaciona com o cliente/cooperado durante o atendimento, com agilidade e conveniência, além da variedade de produtos ofertados.

E por falar na Coop, ela também foi destaque no quesito “Força da Marca” em Supermercados, em pesquisa realizada pela CVA Solutions: a cooperativa ficou na 18ª posição, dentre 70 citados!

Desafios e Oportunidades

O cenário atual, reflexo dos últimos acontecimentos mundiais, trouxe perdas significativas para as cooperativas e também as obrigou a se reinventarem. Fez as que são formadas por pais de alunos transformarem a oferta da educação; abriu oportunidades para novas cooperativas atuantes em segmentos como proteção veicular e compras coletivas realizadas por pequenas pessoas físicas e jurídicas; além disso, potencializou coops de consumo que atuam nos segmentos de atacado e varejo.

No segmento de varejo, o que podia ser entendido como uma tendência passou a ser uma realidade: aumento expressivo das compras on-line e da utilização de aplicativos (próprios ou independentes). Serviços como o “clique e retire” e o de entrega em domicílio foram potencializados e consolidados.

E o que esperar para 2023 e os próximos anos?

A retomada da economia vai acarretar uma nova organização do Ramo Consumo: poderemos experienciar novas cooperativas de turismo, com consumidores ávidos por viagens e pelos conhecimentos que elas trazem; cooperativas educacionais em ambientes híbridos e focadas em novas abordagens educativas; cooperativas de seguros regulamentadas e ofertando soluções, a preços acessíveis, a milhões de brasileiros; os supermercados cooperativos serão cada vez mais digitais, respondendo de forma eficaz aos anseios dos cooperados e mantendo, ao mesmo tempo, sua essência cooperativa. Um cenário que promete muito ao cooperativismo de consumo brasileiro, e o Sistema OCB continuará trabalhando junto às cooperativas para a inovação e sustentabilidade dos negócios e melhor retorno aos cooperados.

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