* Número referente a 4.411 cooperativas registradas na OCB até a data de 31/12/2021.
* Número referente a 4.880 cooperativas registradas na OCB até a data de 31/12/2021.
A força do cooperativismo está nas pessoas e esse é, sem dúvida, o nosso maior diferencial. Nossos cooperados são aqueles que constroem muitas das soluções e possibilidades em todos os setores nos quais o modelo de negócios cooperativista está inserido. Também são eles que motivam a existência e o funcionamento de nossas cooperativas. Não é à toa que em 2021 nossos cooperados representavam 8% da população brasileira, totalizando 18,8 milhões de pessoas que cooperam para um mundo melhor. O número é 10% maior que no ano anterior, mais uma demonstração clara de que a chave do sucesso está na cooperação e na construção conjunta.
Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
sul
Em 2021, as mulheres representavam 40% dos mais de 18 milhões de cooperados. Ao analisar a distribuição por gênero nos sete ramos do cooperativismo, a presença das mulheres é destaque nos segmentos do Consumo e da Saúde, alcançando quase a metade dos cooperados desses ramos: 45 e 46%, respectivamente. E quando analisamos a distribuição de cooperadas nos estados brasileiros, a participação feminina supera a masculina no Ceará, alcançando 56% do quadro social.
Há inúmeros desafios em ser líder, na sociedade e no mercado de trabalho. Ao longo dos anos, estruturas organizacionais de diversas empresas do mundo passaram por mudanças. No cooperativismo não poderia ser diferente. Barreiras pessoais e profissionais foram superadas e a participação feminina vem ganhando cada vez mais força dentro das cooperativas. De toda forma, ainda há muito espaço para conquistar quando o assunto é liderança: em 2021, apenas 20% das mulheres ocupavam essas posições de liderança nas cooperativas brasileiras.
É consenso que o futuro das organizações de todo mundo está nas mãos das gerações que ainda estão por vir. Por isso, conhecer o perfil dos líderes de nosso modelo de negócio permite que consigamos desenvolver iniciativas para fortalecer o futuro do coop. Em 2021, mais de 40% das lideranças cooperativistas tinham mais de 60 anos, o que mostra a necessidade de pensarmos em planos de sucessão estratégicos, para garantir a perenidade de nossas cooperativas.
* Informações referentes a 1.807 cooperativas representando 2.789 pessoas.
As pessoas jurídicas constituem apenas 13% do quadro social do cooperativismo, frente aos 87% retratados pela participação de pessoas físicas.