Consumo

Vanguardista, o Ramo Consumo deu origem ao movimento cooperativista na Inglaterra, em 1844. Ele reúne tradicionalmente as cooperativas destinadas à compra em comum de produtos e/ou serviços para seus cooperados como, por exemplo, os supermercados e as farmácias cooperativas. O propósito do ramo é um só: somar o poder de compra de todos, reduzindo custos e oferecendo melhor atendimento aos cooperados. Também fazem parte cooperativas formadas por pais para a contratação de serviços educacionais e aquelas de consumo de serviços turísticos.

Um diferencial que também pode ser visto nos números:

em 2021, o Ramo Consumo somou 247 cooperativas. Com mais de 2 milhões de cooperados, o setor gerou 14 mil empregos diretos, levando qualidade de vida, preços justos e desenvolvimento para todas as regiões do país!

Cooperativas Cooperados Empregados 0 0 0 2021 2021 2021 0 0 0 2020 2020 2020 0 0 0 2019 2019 2019
Cooperativas 0 2021 0 2020 0 2019 Cooperados 0 2021 0 2020 0 2019 Empregados 0 2021 0 2020 0 2019

Panorama do Cooperativismo de Consumo no Brasil

AM AC RO MT RR AP PA MS RS SC PR SP GO DF MG TO MA PI BA PE CE SE AL PB RN ES RJ
Alagoas NORDESTE
Cooperativas Cooperados Empregados 3 77 0 2020 2021

Panorama do Cooperativismo de Consumo no Brasil

Norte

Nordeste

Centro-Oeste

Sudeste

sul

Paraná

Cooperativas

4

Cooperados

5.535

Empregados

155

Santa Catarina

Cooperativas

16

Cooperados

323.325

Empregados

3.274

Rio Grande do Sul

Cooperativas

6

Cooperados

5.902

Empregados

32

São Paulo

Cooperativas

35

Cooperados

1.517.572

Empregados

9.052

Espírito Santo

Cooperativas

9

Cooperados

6.441

Empregados

263

Rio de Janeiro

Cooperativas

72

Cooperados

5.781

Empregados

85

Minas Gerais

Cooperativas

33

Cooperados

162.329

Empregados

1.172

Goiás

Cooperativas

12

Cooperados

10.871

Empregados

443

Mato Grosso

Cooperativas

5

Cooperados

2.483

Empregados

90

Mato Grosso do Sul

Cooperativas

1

Cooperados

31

Empregados

1

Distrito Federal

Cooperativas

7

Cooperados

3.908

Empregados

80

Acre

Cooperativas

0

Cooperados

0

Empregados

0

Amapá

Cooperativas

1

Cooperados

33

Empregados

0

Amazonas

Cooperativas

3

Cooperados

1.610

Empregados

33

Pará

Cooperativas

5

Cooperados

532

Empregados

13

Rondônia

Cooperativas

3

Cooperados

1.968

Empregados

93

Roraima

Cooperativas

0

Cooperados

0

Empregados

0

Tocantins

Cooperativas

0

Cooperados

0

Empregados

0

Alagoas

Cooperativas

3

Cooperados

77

Empregados

0

Bahia

Cooperativas

6

Cooperados

674

Empregados

88

Ceará

Cooperativas

3

Cooperados

58

Empregados

0

Maranhão

Cooperativas

4

Cooperados

84

Empregados

0

Paraíba

Cooperativas

8

Cooperados

646

Empregados

8

Pernambuco

Cooperativas

2

Cooperados

46

Empregados

1

Piauí

Cooperativas

1

Cooperados

22

Empregados

0

Rio Grande do Norte

Cooperativas

8

Cooperados

3.694

Empregados

13

Sergipe

Cooperativas

0

Cooperados

0

Empregados

0

Segmentação do Ramo Consumo

Com o objetivo de abastecer seus cooperados fazendo compras em comum, o cooperativismo de consumo torna os preços mais acessíveis, além de manter a qualidade dos produtos ofertados. E a ideia é a mesma quando considerados os inúmeros serviços oferecidos pelo setor. O ramo também é conhecido por sua diversidade, sendo dividido em oito segmentos: serviços

educacionais; produtos alimentícios; vestuário e beleza; supermercados, farmácias e postos de combustíveis; produtos e equipamentos, serviços veiculares e serviços turísticos. Vale ressaltar a participação dos serviços educacionais, que representam 27% do total de cooperativas do ramo, seguido pelas cooperativas de produtos alimentícios que detém a parcela de 20%.

Com o objetivo de abastecer seus cooperados fazendo compras em comum, o cooperativismo de consumo torna os preços mais acessíveis, além de manter a qualidade dos produtos ofertados. E a ideia é a mesma quando considerados os inúmeros serviços oferecidos pelo setor. O ramo também é conhecido por sua diversidade, sendo dividido em oito segmentos: serviços educacionais; produtos alimentícios; vestuário e beleza; supermercados, farmácias e postos de combustíveis; produtos e equipamentos, serviços veiculares e serviços turísticos. Vale ressaltar a participação dos serviços educacionais, que representam 27% do total de cooperativas do ramo, seguido pelas cooperativas de produtos alimentícios que detém a parcela de 20%.

0% Serviços educacionais 0% Produtos alimentícios 0% Supermercados 0% Farmácias e postos de combustíveis 0% Produtos e equipamentos 0% Vestuário e beleza 0% Serviços veiculares 0% Serviços turísticos Distribuição das cooperativas nos segmentos
Distribuição das cooperativas nos segmentos Serviços educacionais 0% Produtos alimentícios 0% Supermercados 0% Farmácias e postos de combustíveis 0% Produtos e equipamentos 0% Vestuário e beleza 0% Serviços veiculares 0% Serviços turísticos 0%

Indicadores Financeiros

Oferta de produtos de qualidade com menor preço, melhor atendimento e segurança. Assim trabalham as cooperativas de consumo, realizando compras em conjunto para conseguir condições diferenciadas. Elas funcionam como verdadeiras balizadoras de preços no mercado desde a origem do movimento cooperativista. O cooperativismo de consumo continua representando o marco inicial do modelo de negócios cooperativista e segue desempenhando o seu papel de servir aos cooperados – em seu caráter de consumidores, em condições convenientes quanto a preço, qualidade, oportunidade e ausência da intenção de lucro.

A importância do ramo também é traduzida em seus indicadores financeiros: em 2021, as cooperativas de consumo somaram R$ 3 bilhões em ativos, um aumento de 18% em relação a 2020. Os ingressos do exercício foram de R$ 5 bilhões, 8% maior que o registrado no ano anterior!

Indicadores Financeiros do Cooperativismo de Consumo

ATIVO TOTAL CAPITAL SOCIAL SOBRAS DO EXERCÍCIO INGRESSOS R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 2019 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 2020 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 2021
R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 R$ 0,0 00 ATIVO TOTAL CAPITAL SOCIAL SOBRAS DO EXERCÍCIO INGRESSOS 2021 2020 2019

E os resultados alcançados pelas cooperativas de consumo também podem ser vistos em mais desenvolvimento e qualidade de vida para sociedade:

Em 2021, elas recolheram

R$ 455 milhões

aos cofres públicos!

Isso sem contar com os mais de

R$ 348 milhões

investidos em salários e benefícios aos seus funcionários.

Proporção de tributos e despesas com pessoal - Ramo Consumo

Tributos sobre vendas e serviços 70% 30% Despesas com pessoal
70% 30% Tributos sobre vendas e serviços Despesas com pessoal

MAIS DE R$ 803 MILHÕES EM TRIBUTOS E DESPESAS COM PESSOAL.

Intercooperação é Negócio

A intercooperação, sexto princípio do cooperativismo, é uma estratégia de negócios onde mais pessoas cooperam e ganham. Por meio de parcerias e negociações, duas ou mais cooperativas, do mesmo ramo ou de ramos diferentes, podem firmar acordos de transações comerciais, de prestação de serviços, de cooperação técnica ou financeira. E em meio a atual crise sanitária provocada pela pandemia, a intercooperação fortalece ainda mais as cooperativas, que saem cada vez mais fortes e competitivas diante das adversidades apresentadas.

A intercooperação, sexto princípio do cooperativismo, é uma estratégia de negócios onde mais pessoas cooperam e ganham. Por meio de parcerias e negociações, duas ou mais cooperativas, do mesmo ramo ou de ramos diferentes, podem firmar acordos de transações comerciais, de prestação de serviços, de cooperação técnica ou financeira. E em meio a atual crise sanitária provocada pela pandemia, a intercooperação fortalece ainda mais as cooperativas, que saem cada vez mais fortes e competitivas diante das adversidades apresentadas.

Em 2021:

23% das
cooperativas consumo

fizeram negócios com cooperativas de Crédito

3% das
cooperativas consumo

adquiriram produtos de cooperativas de Trabalho

4% das
cooperativas consumo

utilizaram serviços de cooperativas de Transporte

19% das
cooperativas consumo

utilizaram planos de saúde de cooperativas de Saúde

Dados Complementares

Outros números confirmam a relevância do cooperativismo de consumo, inclusive em estudos que retratam o mercado e a percepção dos consumidores. É o caso, por exemplo, de uma pesquisa da CVA Varejo Drogarias 2021, que apresentou as farmácias preferidas da população.

O levantamento mostra que a Drogaria Coop ocupa o primeiro lugar no ranking de Valor Percebido , ou seja, na forma como se relaciona com o cliente/cooperado durante o atendimento, com agilidade e conveniência, além da variedade de produtos ofertados.

E por falar em Coop, ela também foi destaque na pesquisa de varejo realizada pela CVA Solutions, ocupando o segundo lugar no ranking de Valor Percebido .

Desafios e Oportunidades

Os anos de 2020 e 2021 trouxeram muitos desafios para as cooperativas de consumo, mas também oportunidades. O período de pandemia deixou perdas significativas para as cooperativas que atuam no setor de turismo; fez as que são formadas por pais de alunos se reinventarem na oferta da educação; abriu oportunidades para novas cooperativas atuantes em segmentos consumidores, como proteção veicular e compras coletivas realizadas por pequenas pessoas físicas e jurídicas. Além disso, potencializou coops de consumo que atuam nos segmentos de atacado e varejo.

No segmento de varejo, o que podia ser entendido como uma tendência passou a ser uma realidade: aumento expressivo das compras on-line e da utilização de aplicativos (próprios ou independentes). Serviços como o “clique e retire” e o de entrega em domicílio foram potencializados e consolidados. Para exemplificar: uma cooperativa do Ramo teve um aumento de 45 vezes no e-commerce dela entre os anos de 2019 e 2021!

E o que esperar para 2022 e os próximos anos?

A retomada da economia vai acarretar uma nova organização do Ramo Consumo: poderemos experienciar novas cooperativas de turismo, com consumidores ávidos por viagens e pelos conhecimentos que elas trazem; cooperativas educacionais em ambientes híbridos e focadas em novas abordagens educativas; cooperativas de seguros regulamentadas e ofertando soluções, a preços acessíveis, a milhões de brasileiros; os históricos supermercados cooperativos serão cada vez mais digitais, respondendo de forma eficaz aos anseios dos cooperados e mantendo, ao mesmo tempo, sua essência cooperativa. Um cenário que promete muito ao cooperativismo de consumo brasileiro.

E o Sistema OCB continuará trabalhando junto às cooperativas para a inovação e sustentabilidade dos negócios e melhor retorno aos cooperados.